Anvisa libera impressão de receituários para prescrição de medicamentos controlados em gráficas
Órgão também deve disponibilizar ferramenta que permite emissão eletrônica até junho
Por: Redação PatosJá
Fonte: Agência Brasil - Lorena Teixeira
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a norma que libera todos os receituários para prescrição de medicamentos controlados a serem impressos em gráficas pelos próprios profissionais prescritores e pelas instituições de saúde.
Segundo o órgão, alguns dos receituários, como os de cor amarela, eram impressos apenas pela autoridade sanitária do local. Agora, com a publicação da resolução, o cenário mudou. Em nota, a Anvisa informou que a medida integra ações de simplificação.
“Assim, prescritores e instituições devem continuar solicitando previamente essa numeração junto à autoridade sanitária competente e, a partir de 13 de fevereiro, poderão providenciar a impressão dos receituários em gráfica”, ressaltou a Agência.
Apesar da mudança, a resolução não altera outras regras já estabelecidas por autoridades sanitárias locais, como a solicitação de numeração, o credenciamento de gráficas, o controle de estoque e talonários e as exigências de carimbo e identificação.
Vale destacar que, até junho deste ano, a Anvisa também deve disponibilizar uma ferramenta no Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR) que permite a emissão eletrônica de todos os receituários de medicamentos controlados.
Até o momento, não há disponibilidade desta funcionalidade. Em caso de dúvidas sobre exigências complementares relacionadas ao procedimento de impressão, o órgão orientou a população a consultar as autoridades sanitárias de cada localidade.
Leia também
